Um novo levantamento do Instituto Conecta, realizado em parceria com o Blog Ponto de Vista, aponta o prefeito do Recife, João Campos (PSB), como favorito na disputa pelo Governo de Pernambuco. Se as eleições fossem hoje, João teria 53% das intenções de voto, contra 27% da atual governadora, Raquel Lyra (PSD), sua principal adversária. A vantagem representa quase o dobro da preferência do eleitorado.
A pesquisa, realizada entre os dias 25 e 28 de setembro, ouviu 1.241 eleitores em 53 municípios de todas as regiões do estado. A margem de erro é de 2,78 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Na sequência, aparecem Eduardo Moura (Novo), com 3%, e Gilson Machado Neto (PL), com 2%. Ivan Moraes (PSOL) não pontuou acima de 1%. Eleitores que disseram votar em branco ou nulo somam 10%, enquanto 5% não souberam ou preferiram não responder.
Nos votos válidos — que desconsideram brancos, nulos e indecisos, como ocorre no cálculo oficial da Justiça Eleitoral — João Campos atinge 63%, ante 32% de Raquel Lyra. Eduardo Moura mantém os 3%, e Gilson Machado Neto fica com 2%.
Queda de Raquel e estabilidade de João
Em relação ao levantamento anterior do Conecta, divulgado em agosto, Raquel Lyra registrou uma queda de quatro pontos percentuais, caindo de 31% para 27%. Já João Campos oscilou positivamente dentro da margem de erro, passando de 52% para 53%.
A pesquisa reforça o cenário de favoritismo do atual prefeito do Recife, que ainda não confirmou oficialmente sua pré-candidatura ao governo estadual, mas tem sido constantemente citado como possível nome do PSB para a disputa de 2026.