Uma operação conjunta do 10º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e da Vigilância Sanitária de Quipapá, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, resultou na apreensão de uma grande quantidade de bebidas alcoólicas de procedência duvidosa. A ação aconteceu na última sexta-feira (3), no distrito de Usina Água Branca, e foi motivada por denúncias anônimas.
Durante a fiscalização, os policiais encontraram um espaço improvisado utilizado para a produção clandestina de bebidas. No local, havia diversos galões contendo um líquido semelhante ao álcool, além de vasilhames vazios, caixas d’água usadas no processo de fabricação e até um botijão com torneira adaptada para engarrafamento.
Um homem de 59 anos, apontado como responsável pela produção, foi conduzido à Delegacia de Plantão em Palmares. Ele declarou às autoridades que exerce a atividade desde 2017 e que o líquido utilizado na fabricação das bebidas era adquirido no município de Bezerros.
Foram apreendidos, ao todo, 26 galões do líquido suspeito, seis sacos contendo vasilhames vazios e 30 grades com garrafas de bebidas alcoólicas já engarrafadas. Todo o material foi removido com o apoio da Prefeitura de Quipapá para análise e descarte adequado.
As autoridades alertam sobre os riscos do consumo de bebidas falsificadas ou de origem desconhecida, que podem conter substâncias tóxicas como o metanol, oferecendo sérios riscos à saúde, inclusive com potencial para causar cegueira e até morte.
As investigações continuam, e o homem poderá responder por crimes contra a saúde pública e produção ilegal de bebidas.