Faltando aproximadamente dois meses para definição de partidos, diversos pré-candidatos já iniciaram a sua corrida eleitoral nas redes sociais para chamar a atenção de seus seguidores. Mesmo que ainda a legislação não permita chamá-los de 'candidatos', esse termo é o que mais vem aparecendo espontaneamente nas postagens e links dos stories em diversos perfis no Instagram. Até aí, tudo bem!
Porém, nessa vibe de postar e compartilhar, muitos ainda não perceberam que os únicos beneficiados estão sendo justamente eles, aqueles que estarão concorrendo às eleições 2024. Até o primeiro domingo de outubro, quando será realizado o primeiro turno, o que não vai faltar é marketing e muito marketing.
Um exemplo claro dessa realidade foi o 'carnaval' atípico que acabamos de observar. Bastou o prefeito do Recife e também pré-candidato João Campos (PSB) 'nevar' o cabelo, para uma sequência de outros nomes seguissem atrás nessa identidade popular.
Mas é obvio que a intenção não foi apenas tingir o cabelo, mas chamar a atenção; ou seja, atrair mais visibilidade e publicidade. E quem assim fez, conseguiu.
Em Chã Grande, o vice-prefeito Sandro Advogado (Avante) foi o grande destaque andando pelas ruas da cidade de bloco em bloco com os cabelos embranquecidos. Essa transformação visual lhe atraiu em um único vídeo postado em uma rede social, mais de 100 mil visualizações.
Quando perguntado sobre os resultados dessa postagem, Sandro afirmou: "O povo pediu na internet e eu entrei na brincadeira dessa juventude para brincar o carnaval com muita alegria".
Por outro lado, quem não se 'ajoelhou não rezou', ou seja, quem não aproveitou a grande onda do marketing digital no período do carnaval, deixou de ganhar mais visibilidade, algo essencial para quem deseja ser bem sucedido nas eleições de outubro.