Reprodução/TV Globo |
O trágico acidente que aconteceu no começo da tarde na última quarta (23) no Sítio Macacos na zona rural de Chã Grande imediatamente tomou os principais canais de mídia do estado e do país. O sentimento era um só: saber como estava o quadro clínico das 15 crianças, do condutor do veículo e do monitor que também seguiam até a Escola Laerte Pedrosa.
Os alunos que tinham idades de quatro a doze anos, deixaram de início toda a cidade de Chã Grande apreensiva. Vários vídeos produzidos pelos próprios moradores locais começavam a chegar em nossa redação mostrando as ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) percorrendo em alta velocidade as principais ruas com suas sirenes ligadas, enquanto eram feitas orações.
O momento também era de solidariedade com os pais e parentes das vítimas. Milhares de usuários das redes sociais marcavam a todo instante a página oficial do Jornal Folha Regional enviando mensagens de força e torcendo para que nenhuma das pequenas vítimas se tornasse uma vítima fatal.
Debaixo de muita oração, apreensão e tensão, a Prefeitura Municipal de Chã Grande começava a emitir as primeiros notas oficiais sobre o estado de saúde de todos os envolvidos e a cada uma, uma notícia melhor que a outra.
Diversos veículos de comunicação do estado começavam a chegar à cidade para acompanhar de perto o terrível acidente, e ao mesmo tempo levar para seus órgãos nacionais as primeiras informações. Não demorou muito para que personalidades, empresas e até mesmo políticos emitissem suas notas de apoio as vítimas e seus parentes.
A Governadora do estado, Raquel Lyra, utilizou suas redes sociais para também manifestar seu apoio:
Minha solidariedade aos estudantes e às famílias do Grupo Escolar Laerte Pedrosa de Melo, que sofreram acidente de ônibus em Chã Grande. O @GovernoPE vai acompanhar o caso e as circunstâncias que levaram ao acidente, e se coloca à disposição para ajudar no que for necessário.
— Raquel Lyra (@raquellyra) August 23, 2023
Outra manifestação de apoio forte, foi a dada pelas prefeituras da região que prontamente cederam suas ambulâncias e suas unidades móveis do SAMU para ajudar na condução das crianças para o Hospital da Restauração no Grande Recife.
De acordo com a Prefeitura de Chã Grande, seis médicos compareceram ao Hospital Geral Alfredo Alves de Lima e logo iniciaram os atendimentos a todos com medicação, exames e suporte, isso sem mencionar os enfermeiros e técnicos de enfermagem que se desdobraram para encaminhar todos que necessitaram de 'atendimento especializado' na capital.
Tanto o prefeito Diogo Alexandre quanto o seu vice Sandro Advogado, também ofereceram todo suporte necessário para o atendimento rápido das vítimas. O secretário de educação do município Joel Gomes, esteve presente tanto na unidade hospitalar da cidade quanto na unidade do Recife, observando de perto o atendimento.
A prefeitura afirmou que das 17 vítimas do acidente, 7 delas seguem internadas em estado estável enquanto que os demais já receberam alta.