header ads

Reunião debate criação de centro especializado no atendimento de crianças autistas em Chã Grande


 Em Chã Grande, pelo menos mais de 60 crianças já apresentam sinais característicos que identificam a presença do Transtorno do Espectro Autismo (TEA), segundo um levantamento de um grupo de pais e mães da cidade. Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (7), durante reunião, que teve como objetivo debater a implantação de um centro especializado para o atendimento de crianças que se enquadram dentro da especificidade. O encontro reuniu representantes dos poderes públicos municipais, como o prefeito, Diogo Alexandre, e os vereadores Jorge Luís e Ninha de Zé Maria, os secretários Jairo Paiva (Saúde) e Alexandra Gomes (Assistência Social), especialistas e os pais e mães que integram o grupo, que vem ganhando mais adeptos na cidade.

A reunião foi proposta ainda na semana passada, após um encontro realizado na Câmara de Vereadores com as mães Andréa Maria e Thalyta Maria, que também são idealizadoras do grupo de apoio. Mãe de duas crianças, sendo uma delas autista, Andréa entende bem a necessidade de implantação de um serviço de acompanhamento na cidade. ”É uma luta diária. Aqui em Chã Grande ainda não temos [centro especializado], estamos correndo atrás desses direitos dos nossos filhos, pra gente trazer melhorias de vida”, destaca.

A idéia do grupo, apresentada durante a reunião, é de que o município coloque em prática um centro com equipe especializada para o atendimento. A fonoaudióloga Márcia Maria destacou a importância do pleito levantado pelos pais e mães: “o desenvolvimento dessas crianças depende da estimulação e do tratamento. E se torna mais efetivo quando acontece próximo de casa”, explica. “O município também vai cumprir as orientações do Ministério da Saúde, o Marco Legal da Criança e tudo aquilo que já está preconizado pela Lei”, completa a especialista.

Segundo o prefeito, Diogo Alexandre, a reunião marcou o pontapé inicial do projeto. Os próximos passos serão levantamentos de questões orçamentárias, como o local a ser instalado o Centro, a equipe para atuar no local e os custos necessários para colocar em prática. “É uma coisa que comove a gente, e é realmente importante a participação de todos”, destaca o gestor.

Para Diogo, a proposta é de que o local seja um espaço para o atendimento amplo à sociedade: “[...] mais breve possível implantar aqui em nosso município um serviço voltado para todas as pessoas que têm algum tipo de deficiência. Isso é importante”, destaca. O fotógrafo Lucas Ramos, pai de uma criança autista, e um dos idealizadores, também partilha da idéia. “Inicialmente a gente ta falando de autismo, mas a gente vai abranger várias pessoas no projeto”, comenta.

Novas reuniões devem ser realizadas. Além do centro especializado, o grupo também busca um apoio para a emissão de laudos. Cerca de 30 crianças ainda dependem do documento para que suas famílias possam pleitear o benefício junto ao INSS. Segundo Alexandra Gomes, um psiquiatra será colocado à disposição para o atendimento desses casos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

header ads

PUBLICIDADE

header ads
header ads