header ads

Hospital no Recife tem pacientes aglomerados em macas no chão e em corredores


G1 - Pacientes estão aglomerados em macas no chão e em corredores do Hospital Getúlio Vargas (HGV), no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, apesar das recomendações de distanciamento social para prevenir a Covid-19. Acompanhantes de quem está internado no local gravaram imagens para denunciar a situação na unidade de saúde (veja vídeo acima).

Um vídeo enviado para o WhatsApp da TV Globo mostra o corredor do hospital com vários pacientes em macas espalhadas pelo chão. O cabeleireiro Alisson Miranda, de 42 anos, tem acompanhado a situação dos pacientes internados no HGV, pois o irmão dele está internado no local há 15 dias.

"É muita gente.Tem gente no chão, não tem distanciamento social, nunca vi álcool em gel nenhum. Tem dia que eu chego e não tem espaço nem para passar. Muita gente, uma colada na outra", declarou.

O cabeleireiro disse ter medo de que, sem os cuidados adequados, o irmão seja infectado pelo novo coronavírus. "Ele é paciente da nefrologia, é do grupo de risco. Ainda ficou três dias no corredor e depois foi transferido para a clínica médica", afirmou.

Alisson falou que procurou a ouvidoria do hospital para relatar os problemas. "A ala vermelha fica ao lado de onde o meu irmão está. E os óbitos passam no meio dos outros pacientes, dentro de um saco. A gente nem sabe qual foi a doença", contou.

Resposta do hospital

Por meio de nota, a direção do Hospital Getúlio Vargas disse reconhecer a demanda na unidade, “mas, mesmo diante do atual contexto de pandemia, não nega atendimento a nenhum paciente e garante a assistência a todos".

Ainda no texto, afirmou que, "por mês, a unidade tem realizado em torno de 2,1 mil atendimentos em sua emergência. Todas as pessoas admitidas no Getúlio Vargas, independente da área, recebem as devidas orientações para uso de máscara e outras medidas de prevenção no ambiente hospitalar".

Também explicou que o hospital "possui um Plano de Contingência para a Covid-19 e todo paciente que apresente qualquer sintoma gripal, ou relato de contato com caso positivo para Covid-19, é encaminhado para uma área específica da unidade, ficando, assim, isolado dos pacientes que buscam o serviço com outros quadros".

Sobre a higienização dos banheiros e reposição de insumos, a direção informou que essas atividades são realizadas diariamente, mas que pretende reforçar esses serviço feitos por uma empresa terceirizada.

"Quando ocorre um óbito, a remoção do corpo é realizada de forma adequada, utilizando material específico (saco de transporte), respeitando todos os critérios de manejo de corpos para que o procedimento seja feito com segurança pelos profissionais de saúde", disse, na nota.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

header ads

PUBLICIDADE

header ads
header ads