header ads

Pernambuco registra o menor número de óbitos em dois meses


O secretário estadual de Saúde, André Longo, e o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, deram entrevista coletiva sobre a pandemia de Covid-19 em Pernambuco e na capital do Estado nesta segunda-feira (22). Hoje, Pernambuco confirmou 18 mortes nas últimas 24 horas, o menor número em dois meses. Longo, no entanto, ressaltou que não é algo a se comemorar.

“É um número pequeno se pegarmos a série histórica, comparado a outros, mas não pode servir de referência. Na verdade a gente tem buscado reforlar que este número não reflete necessariamente o que houve nas últimas 24 horas. Esse número precisa ser distribuído ao longo dos dias. É necessário observar as médias móveis e semanas epidemiológicas. É fato que existe uma redução sustentada no número de óbitos em relação ao pico das mortes, na primeira quinzena de maio, mas o vírus ainda está entre nós”, afirmou André Longo.

O secretário estadual de saúde também ressaltou que o número de óbitos menor pode refletir uma distorção de dados. “Isso pode refletir também uma diminuição no comunicados das ocorrências no fim de semana por parte dos municípios”. Longo afirmou que é preciso distribuir as ocorrências ao longo dos dias para se ter um quadro melhor dessa situação.

Questionado sobre o aumento na taxa de transmissibilidade do coronavírus em Pernambuco, que voltou a ser maior que 1, de acordo com dados disponibilizados pelo IRRD (Instituto para Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco), Longo observou que o aumento progressivo de casos no Agreste tem puxado a taxa total do Estado para cima.

“Essa taxa precisa levar em consideração as regiões do Estado, ela não é homogênea”. Para Longo, o Agreste tem registrado números preocupantes, de curva ascendente de contágio. O secretário estadual de saúde afirmou que a cidade de Caruaru está em uma situação ainda mais grave do que outros municípios do Agreste, como Garanhuns. Caruaru, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Ses-PE), é a segunda cidade pernambucana com mais pacientes a ocuparem leitos de UTI na Região Metropolitana do Recife (RMR)

O secretário também destacou que situações de aglomeração vistas no fim de semana, como na feira da sulanca, em Caruaru, e no Recife, devem ser evitadas para que não haja novo aumento no número de casos de Covid-19. André Longo e Jailson Correia deram ênfase à diferença da situação da pandemia na RMR, com curva de casos estabilizada, e no Agreste, com curva ascendente.

“Quando houve o momento mais difícil da epidemia na RMR foi preciso fazer o lockdown. Olhando em retrospecto, essa medida foi acertada. Contribuiu para que houvesse redução de óbitos e atendimentos”, disse Jailson Correia, que lembrou que, com a interiorização do vírus, o Estado vive em seu território diferentes epidemias de Covid-19, em momentos diferentes. “Não há como se fazer uma medida única no estado, porque são situações diferentes em cada região”, disse Correia.

Os dois secretários afirmaram que a as aberturas graduais devem seguir critérios rígidos para evitar aglomerações e normas rigorosas de higiene. Eles também ressaltaram o papel da corresponsabilidade da população, empresários e empregadores na adoção de protocolos rígidos durante a retomada.

Novos leitos

André Longo também salientou a inauguração de 10 novos leitos no Hospital de Referência para Covid-19 de Boa Viagem, no antigo Hospital Alfa. “A unidade agora tem 200 leitos, sendo 70 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A previsão é que de até o fim do mês o Hospital Alfa deve estar com a capacidade completa, totalizando 230 leitos”, disse o secretário estadual de saúde.

Ele também mencionou a implantação de novos leitos para o Sertão do São Francisco Petrolina, com a compra de 10 respiradores para a Upae da cidade sertaneja.Com isso, serão 20 leitos de UTI disponíveis na Upae de Petrolina, além de outros 20 de enfermaria. O Estado afirma que, seguindo o ritmo de interiorização da epidemia, o Sertão deve enfrentar uma forte onda de casos de Covid-19 no mês de julho. Além dos leitos na UPAE, existe 5 leitos no Hospital Neurocardio e outros 5 no Hospital Memorial, unidades da rede particular que estão atendendo casos de coronavírus na cidade.

Longo afirmou que a Ses-PE entrou em contato com a Secretaria de Saúde da Bahia para cobrar medidas em relação à epidemia de coronavírus na cidade de Juazeiro, tendo em vista a intensa troca que existe entre a cidade baiana e Petrolina.

Diário de Pernambuco

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

header ads

PUBLICIDADE

header ads
header ads