header ads

COLUNA: Não deixe que os pensamentos negativos governem sua vida




Cada pessoa enxerga o mundo de forma particular. Essa maneira de ver, foi construída por meio das vivências e experiências ao longo da vida. As visões podem até se assemelhar, assim como, os padrões de comportamentos que são assumidos, tendo em vista que se compartilha da mesma cultura, então, é natural ter coisas em comum. Porém, há muito de peculiar em cada ser humano.

Essa forma de enxergar e avaliar as situações a nossa volta, nos leva a ter pensamentos que por diversas vezes alteram o nosso humor. A forma de pensar influencia a forma de sentir. Dessa forma, podemos nos tornar muito infelizes, mesmo quando as circunstâncias da vida não estão tão ruins, apenas por pensarmos de forma negativa ou autoderrotista.

Publicidade
Nossas emoções influenciam nossos pensamentos. E nossos pensamentos influenciam nossas ações. Ao longo da vida enfrentamentos situações que nos afetam positiva ou negativamente e, por vezes, o sentimento pessimista é mais forte. Até sabemos que precisamos pensar de forma diferente, mas simplesmente não conseguimos. No entanto, embora não possamos mudar pessoas, nem algumas circunstâncias de vida, podemos mudar o modo de pensar sobre isso. Entenda, não se trata apenas de ter pensamentos positivos, pois assim como os negativos, tais pensamentos podem não se concretizar.

Nesse sentido, o que há de mais benéfico é buscar ter pensamentos realistas, ou seja, pensar baseando-se naquilo que está acontecendo, que está na realidade. Por exemplo, quando em depressão as pessoas costumam ter uma série de pensamentos negativos, tais como: “Não adianta sair da cama, nada de bom pode acontecer na minha vida”. Vejamos, ao avaliar esse pensamento, pode-se perceber que o mesmo vem à mente por conta do humor negativo, pois não podemos saber de certeza o que vai acontecer em nossa vida. Não podemos adivinhar o futuro. É interessante entender que 90% das coisas que tememos jamais se realizam da maneira que pensamos. Pensamentos são só pensamentos.

São ideias que vem a nossa mente. Pensamentos e fatos são coisas diferentes, tendo em vista que muito do que pensamos não se torna realidade.

A modificação dos pensamentos é um processo que para se tornar um hábito precisa de prática, esforço e reforço. Mas, a identificação dos pensamentos negativos é o primeiro passo para aprendermos a nos sentirmos bem. Perceber os seus comportamentos também será importante, pois muitos comportamentos servem para reforçar os pensamentos negativos, por exemplo, sempre evitar situações que causam medo, acaba reforçando o pensamento que as situações são realmente ameaçadoras e, em consequência, vem a ansiedade sempre que você precisar enfrentá-la.

Não deixe que os seus pensamentos te aprisionem. O apoio psicológico também poderá trazer benefícios, auxiliando para o reconhecimento dos pensamentos que fazem mal e a criar meios mais equilibrados de pensar nas situações. 

__________
Priscylla Duarte atende em Chã Grande e em Pombos
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

header ads

PUBLICIDADE

header ads
header ads