header ads

COLUNA: Benefícios do consumo de Chocolate




Doce, amargo, ao leite, com biscoitos, branco, preto, crocante, diet, e até orgânico, todo mundo ama o saboroso chocolate e seu mundo de sensações, sendo um dos produtos mais consumidos no mundo! Apesar de ser um alimento julgado como “não saudável” e muito relacionado com o ganho de peso e aparecimento de espinhas, o chocolate apresenta inúmeros benefícios!

O cacau é a matéria prima do chocolate e apresenta vários compostos e nutrientes relacionados com a saúde e o bem estar de quem o ingere. O que nos faz lembrar que quanto maior o teor de cacau no chocolate, mais benefícios ele terá. Os polifenóis são uns dos compostos químicos presentes no cacau, possuem alto poder antioxidante, ou seja, evitam a formação de radicais livres que podem danificar as células saudáveis do nosso corpo.

Publicidade
Além disso, os polifenóis estão relacionados com a saúde do coração e dos vasos sanguíneos, melhorando a função plaquetária e a sensibilidade à insulina e controlando a pressão arterial, diminuindo o risco de infarto, hipertensão, diabetes e trombose. O chocolate também possui o triptofano que é o aminoácido precursor da serotonina, o neurotransmissor do bem estar e da felicidade, por isso que é tão comum ver pessoas que se sentem bem e melhoram o humor quando comem o chocolate na TPM ou quando estão ansiosas e estressadas.

Chocolate causa cravos e espinhas? MITO! O chocolate possui antioxidantes que podem estar relacionados com a saúde da pele, no entanto, a gordura saturada e o açúcar presentes no chocolate ao leite, com cookies ou o branco podem aumentar a oleosidade da pele resultando no aparecimento de cravos e espinhas.

Chocolate engorda? DEPENDE! Se você consumi-lo em grande quantidade e preferir os chocolates com cookies, ao leite e branco, realmente pode engordar. Tudo depende do tipo de chocolate e da quantidade consumida.

Vale lembrar mais uma vez que o chocolate que apresenta mais benefícios é o chocolate amargo ou com maior teor de cacau, e seu consumo terá mais benefícios se for associado com frutas como o morango, limão, maracujá, dentre outros, e oleaginosas como amendoim e castanhas. Nesse período festivo e ao longo do ano, não deixe de consumir o chocolate com medo de “sair da dieta”, lembre-se que quanto mais restritiva e proibida é a sua dieta, mais difícil será de você continuar a seguindo. Comer é um ato social e prazeroso, não deixe de comer aquilo que você gosta!

___________

Mylena Félix é Técnica de Enfermagem, Acadêmica de Nutrição pela UFPE e Pós Graduanda em Nutrição Materno Infantil.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

header ads

PUBLICIDADE

header ads
header ads