header ads

Você sabe o que se comemora no dia 15 de março em Chã Grande?


A data 15 de março é cercada de um simbolismo. Na época do período militar, os presidentes generais tomavam posse de seus mandatos nesta data. O dia marca também o aniversário de Gravatá, no agreste de Pernambuco, que este ano festejou 126 anos de história. Mas em Chã Grande, o 15 de março também tem um significado. E não, não é uma homenagem a escola municipal na cidade que carrega a data em seu nome, mas sim o oposto, já que a instituição de ensino homenageia o marco histórico.

Em Chã Grande, o 15 de março marca a data de Instalação Municipal. Este ano são 55 anos do fato, ocorrido em 1964. Neste dia, após o desmembramento e a emancipação política de 20 de dezembro de 1963, teve início a história documentada de Chã Grande como um ente da federação, já que o Brasil é um país constituído da união de estados e municípios.

PUBLICIDADE
Na época, o prefeito foi o senhor João Prudente de Santana, ex-vereador gravataense, indicado para o cargo pelo então governador Miguel Arraes de Alencar, que tempo depois seria destituído do cargo e passaria por um exílio político. João Prudente, também conhecido como Cidão, teria um mandato com tempo determinado, apenas para organizar a cidade para o seu primeiro pleito eleitoral.

Até então, os chã-grandenses iam às urnas apenas para votar nas eleições gerais e gravataenses, já que Chã Grande fazia parte do município de Gravatá. Foi assim que em algumas oportunidades, nomes locais assumiram cadeiras na Casa Elias Torres, como o ex-prefeito Zé Gomes. Em 1965, pela primeira vez o eleitorado da recém criada cidade estaria escolhendo seus representantes para o executivo e o legislativo municipal.

Disputaram o cargo de prefeito os senhores Tiago Barbosa Soares e Euclides Gomes. Na primeira eleição não houve a figura do vice-prefeito. Tiago sagrou-se vencedor na disputa, sendo o primeiro prefeito eleito. Euclides venceria em 1969, com Tiago voltando a vencer em 1972. Zé Gomes, apoiado por Tiago, venceu em 1978. Jaci (1982 e 1992), Ivaldo (1988), Daniel Alves (1996, 2000 e 2012) e Diogo Alexandre (2004, 2008 e 2016) se seguiram no comando do município.

Atualmente, o município é comandado pelo prefeito Diogo Alexandre, que tem o ex-vereador Sandro Corrêa como vice-prefeito. O poder legislativo é composto por 11 vereadores, tendo Jorge Luís da Silva como presidente da Casa Paulo Viana de Queiroz. O poder judiciário tem o Juiz Severiano de Lemos Antunes Júnior à frente da Vara Única da Comarca de Chã Grande, instituída na década de 90.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

header ads

PUBLICIDADE

header ads
header ads