header ads

OPOSIÇÃO NÃO MOSTRA: Câmara de Amaraji ocupou a 138ª colocação com o pior nível de transparência entre 184 municípios


O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), com o objetivo de estimular a melhoria da transparência pública e, consequentemente, facilitar o controle social, desde 2015, o TCE-PE vem realizando avaliação dos portais da transparência no âmbito das prefeituras municipais do Estado de Pernambuco mediante o estabelecimento de um índice de transparência, agora intitulado Índice de Transparência das Prefeituras dos Municípios Pernambucanos (ITMPE-Prefeitura).

E pela primeira vez, com o mesmo objetivo, o TCE-PE realizou a avaliação dos portais da transparência no âmbito das Câmaras Municipais do Estado de Pernambuco, mediante o estabelecimento de um índice de transparência, intitulado Índice de Transparência das Câmaras dos Municípios Pernambucanos (ITMPE-Câmara).

A partir das avaliações os técnicos do Tribunal de Contas do Estado, elaboraram um ranking com escala de 1000 pontos e cinco níveis de transparência: DESEJADO, MODERADO, INSUFICIENTE, CRÍTICO E INEXISTENTE.

O Portal da Transparência é a disponibilização de informações em meio eletrônico de acesso público, é uma obrigação prevista em lei. Todos os órgãos públicos, seja da União, Estados e Municípios devem permitir o acesso do cidadão a informações sobre receitas e despesas, pagamentos, licitações, entre outras informações.

Índice de Transparência da Câmara de Vereadores

E no seu primeiro Índice de Transparência, na presidência do vereador Cláudio Roberto (PDT), a Câmara Municipal de Amaraji-PE ficou na posição 138 dos 184 município pernambucanos com as piores pontuações classificada como CRÍTICO, com nível de transparência inaceitável pelo órgão.

O detalhe, é que a Casa Plínio Alves vêm sendo coordenada pela bancada de oposição composta pela secretária, a vereadora Glória Gouveia (PSB) que é esposa do ex-prefeito, Wagner de Demarcação (PSB), Marcelo Tiá (PHS) e Maria Soares (PHS). Nos últimos dias o mesmo grupo vêm usando as redes sociais para atacar a atual administração arbitrariamente, escondendo da população como está sendo administrado os recursos obtidos pela Câmara de Vereadores, omitindo dados das despesas da casa. 


Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

header ads

PUBLICIDADE

header ads
header ads