header ads

Pernambuco e o Nordeste conseguiram blindar o PT


Fernando Haddad venceu as eleições em Pernambuco, terra natal de Lula, seu padrinho político. Ele teve 48,8% dos votos contra 30,5% de Bolsonaro. O petista saiu na frente em 175 municípios dos 184, mas Bolsonaro venceu no Recife, governada pelo PSB, e em cidades importantes da Região Metropolitana, como Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista e Camaragibe. O postulante do PSL conquistou a preferência dos eleitores na maior cidade do interior, Caruaru. Por outro lado, Haddad teve vantagem em Petrolina, reduto da família Coelho, onde Paulo Câmara também ficou em primeiro lugar. 

Em Caetés, que fazia parte de Garanhuns até se tornar município, no Agreste pernambucano, onde Lula nasceu, Haddad venceu com 82,73% dos votos, uma das maiores vantagens contra seu principal adversário. Nesse município agrestino, o presidenciável Ciro Gomes (PDT) ficou em segundo lugar com 7,9%, e Bolsonaro teve 7,1%. Já em Garanhuns, a diferença entre o petista e o militar reformado foi menor, respectivamente 52,09% contra 25,6% de Bolsonaro.  Em outras três cidades do interior, além de Caruaru, Bolsonaro venceu Haddad em Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga do Norte e Carpina.

Pernambuco, entretanto, está entre os nove estados do Nordeste que garantiram o segundo turno das eleições presidenciais, a única região a resistir à onda bolsonarista. O estado ficou em 5º lugar no ranking nordestino que levou o petista. Haddad venceu em oito deles, ficou em segundo lugar apenas no Ceará, reduto eleitoral de Ciro Gomes. O Piauí, onde o governador petista Wellington Dias ganhou no primeiro turno, Haddad teve sua maior vantagem eleitoral no país, 63,26% contra seu oponente, que registrou a preferência de 18,86% do eleitorado.

O Nordeste conseguiu blindar o PT em mais uma eleição e foi um dos principais assuntos das redes sociais, seja com comentários preconceituosos ou com elogios. “Agora vocês entenderam por que mando chuva pra todo mundo menos pro Nordeste?”, ironizou um internauta, usando uma foto de Jesus Cristo. Outro escreveu: “Amigos nordestinos, devemos a vocês ainda a esperança de vencermos o fascismo. Obrigada mais uma vez".

Diário de Pernambuco
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

header ads

PUBLICIDADE

header ads
header ads