header ads

Resgate Cultural: Pombos realiza 32ª Festa do Abacaxi


Situada a 57 km do Recife, a cidade de Pombos, que abre o Agreste pernambucano pela Rota BR-232, detém uma vasta área rural onde predomina seu potencial agrícola, pelo qual se destaca a produção do abacaxi que se tornou para o Município com pouco mais de 28 mil habitantes, sua marca registrada desde a década de 1980, quando se tornou polo produtor da fruta.

Desde então, os produtores e agricultores comemoram suas boas safras ao longo dos anos repetindo sua tradicional Festa do Abacaxi. Chega em 2017 à sua 32ª edição, que começa nesta sexta-feira (13/10) e segue até domingo (15), sob o resgate cultural de não apenas valorizar as atrações musicais, mas, sobretudo, envolver diretamente o produtor de abacaxi que é a razão da existência da festa. O prefeito Dr. Marcos Ferreira (PSB) fez questão por orientar este conceito prometendo retomar algumas iniciativas do evento, a exemplo da realização da 5ª edição do Concurso Garoto Pombense, além da tradicional escolha da Garota Abacaxi em sua 26ª edição. Soma-se ainda uma programação bastante cultural, assim como trazendo de volta  as tradicionais  barracas onde será comercializada a produção local, com exposições de frutas e produtos orgânicos.

Festa Abacaxi de Pombos 2017Para quem for conferir a Festa, logo na entrada do Pátio de Eventos, no Centro de Pombos, pode-se ver uma ornamentação composta por 796 abacaxis, formando um abacaxi gigante com 03 metros de altura simbolizando o resgate da tradição (foto).

Questionada o motivo de ter batizado como 32ª edição, tendo em vista que em 2016 a gestão anterior teria promovido a 30ª edição da Festa do Abacaxi, a Prefeitura de Pombos esclareceu ao Portal A Voz da Vitória que se trata de uma exigência de correção feita pelos produtores e empresários do Município. A Prefeitura citou que não houve festa nos anos de 2014 e 2015 diante da negativa da gestão à época, porém os produtores de abacaxi não deixaram de comemorar entre eles, promovendo ações organizadas pelas associações e cooperativas agrícolas. Daí a razão de ser a 32ª edição em 2017.

“Há muito que se comemorar, pois a safra atingiu 15 milhões/ao ano de abacaxis produzidos em Pombos. Grande parte dessa produção serve para abastecer as Ceasas de Recife e de Caruaru”, destacou Jeneci Adelino, Secretário Municipal de Agricultura. Ele ainda frisou que a festa conseguiu ser 90% patrocinada pela iniciativa privada, enquanto os 10% restantes foi assumido pela Prefeitura local.

Com direito a baile municipal no último final de semana, o Concurso Garota & Garoto de Pombos foi recheado de glamour, charme e simpatia, critérios que definiram a escolha de todos os candidatos. Vencedora para representar a Festa do Abacaxi Gerlyane Verçosa foi a preferida dos jurados, em segundo lugar Fernanda Andrade, e Edna Lima a terceira escolhida; já a Garota Simpatia foi atestada a Mikaelle Thaís. Da parte masculina, o jovem Kelvin Iran foi o escolhido como Garoto Abacaxi 2017, enquanto Lucas Araújo e Jonathan ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

A tradicional Festa do Abacaxi, em Pombos, traz em sua 32ª edição um desfile aberto ao público nas principais ruas da cidade puxado pelo Trio Asas da América a partir das 20h desta sexta-feira (13). Logo, sobe ao palco, às 21h. o show de Walter Santos e Roberto Voice à meia-noite. Já a programação do sábado (14), quatro atrações a partir das 19h. prometem agitar o evento com a Banda Torpedo, Jonh Geração, Forró para Farrear e Joãozinho Dantas. Para o domingo (15) fazem a festa a partir das 20h, Rafael Lira, Pedro Henrique & Gustavo, mais Edson Lima e Banda Gatinha Manhosa.
Ainda no domingo, às 10h, haverá a Missa do Agricultor. Também a parte da manhã e o período da tarde contarão com apresentações culturais no Palco Alternativo, bem como as Olimpíadas do Abacaxi.

SEGURANÇA

O prefeito de Pombos Dr. Marcos Ferreira, juntamente com o Capitão Oliveira do 21º BPM acompanhado pelo Sgt.  Vanderberg, responsável pelo Pelotão de Pombos, definiram o plano de segurança e mobilidade para a Festa do Abacaxi neste final de semana.

A Polícia Militar fará esquema de segurança com vários pontos, com veículos e motocicletas em todo o perímetro da festa. Na oportunidade, o Comando do 21º BPM anunciou a Patrulha Rural que estará atuando no Município com apoio do GATI, juntamente com o reforço policial de mais quatro homens para o Pelotão de Pombos, o que vai dispor de mais um policial por dia, permanentemente.

Por Lissandro Nascimento

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

header ads

PUBLICIDADE

header ads
header ads