header ads

Farol baixo já é obrigatório nas rodovias estaduais e federais

Quem transita pelas rodovias estaduais da Região Metropolitana do Recife (RMR) deve ficar atento. A partir desta quarta-feira (1º), os motoristas que dirigirem sem os faróis baixos acesos serão multados, já que as vias foram sinalizadas com placas para alertar a obrigatoriedade do uso.

A Lei Federal 13.290/2016, que já está em vigor nas vias federais (BRs) e estaduais (PEs) das demais regiões de Pernambuco, determina multa a infratores de R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira de Habilitação.

Entre os locais que podem render multa a que não usar o farol baixo estão a PE-15, em Olinda, e a PE-60, no Cabo de Santo Agostinho. Na avenida Dou­tor José Rufino, na Zona Oeste do Recife, por exemplo, não é preciso cumprir a regra. Na continuação dela – a avenida General Manoel Rabelo (PE-07), em Jaboatão -, contudo, o farol é necessário. O mesmo ocorre na Zona Sul da Capital: luzes veiculares apagadas na avenida Mascarenhas de Morais, na Imbiribeira, mas acesas em sua extensão – a Estrada da Batalha, em Jaboatão.

A lei entrou em vigor em todo o País em julho de 2016. No Grande Recife, porém, a fiscalização punitiva durou menos de uma semana, já que, diante de reclamações de condutores, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) resolveu suspender as autuações e manteve só ações educativas quanto a essa infração. A medida foi tomada porque, em alguns trechos, as PEs se confundem com avenidas sob jurisdição das prefeituras, onde não é exigido o uso do farol durante o dia.

Antes da lei, o Conselho Nacional de Trânsito já recomendava, desde 1998, que as luzes baixas do carro fossem acesas na estrada, independentemente da condição de luminosidade.

Da FolhaPE

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

header ads

PUBLICIDADE

header ads
header ads