As seis turmas do 1º ao 3º anos do ensino fundamental da Escola Municipal Sandra Siqueira de Macedo, localizada no bairro Morada Nova, em Chã Grande, passaram a receber a formação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar. O curso, que iniciou nesta segunda-feira (6), seguirá até o fim de novembro, quando as crianças receberão os certificados de formação.
As aulas acontecem na própria unidade de ensino, ministradas pelo Sargento Rodolfo Silva e pela Cabo Natali. Durante o curso, os estudantes vão aprender sobre segurança no trânsito, segurança pessoal, cidadania e autocuidado. Além disso, a formação também traz orientações importantes para que as crianças saibam identificar locais seguros para a prática de esportes e lazer, o que reforça a importância da prevenção desde os primeiros anos escolares.
Os policiais instrutores fazem parte da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIMP), responsável pelos municípios de Gravatá e Chã Grande. Sob o comando do Tenente-Coronel Oliveira Costa e o Subcomandante Major Charles, a 5ª CIPM tem reforçado a presença do programa nas unidades de ensino.
Em Chã Grande, por exemplo, o Proerd está na segunda formação este ano. No primeiro semestre, o programa contou com um público de 430 estudantes formados, numa parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação. “Sabemos da importância desse programa para o município, já que nossas crianças recebem uma formação sólida, que vai possibilitar que fiquem distantes de situações perigosas, como as drogas. Chã Grande está sempre de prontidão para receber iniciativas como o Proerd”, destacou o vice-prefeito e secretário de Educação, Joel Gomes.