Uma pesquisa Datafolha, divulgada nesta terça-feira (28) e encomendada pelas rádios CBN Recife e CBN Caruaru, aponta o prefeito do Recife, João Campos (PSB), como líder isolado na disputa pelo Governo de Pernambuco. O socialista aparece com 52% das intenções de voto, enquanto a atual governadora, Raquel Lyra (PSD), registra 30%.
Na sequência, aparecem Eduardo Moura (Novo) com 4%, Gilson Machado (PL) com 3% e Ivan Moraes (PSOL) com 1%. Brancos e nulos somam 8%, e 2% dos eleitores disseram não saber ou não opinaram.
Cenário 1 – Com Gilson Machado
Na simulação que inclui o ex-ministro do Turismo, o quadro se mantém favorável a João Campos, que lidera com folga:
- 
João Campos (PSB): 52%
 - 
Raquel Lyra (PSD): 30%
 - 
Eduardo Moura (Novo): 4%
 - 
Gilson Machado (PL): 3%
 - 
Ivan Moraes (PSOL): 1%
 - 
Nenhum/Branco/Nulo: 8%
 - 
Não sabe/Não opinou: 2%
 
Cenário 2 – Sem Gilson Machado
Quando o nome de Gilson Machado é retirado da disputa, João Campos mantém praticamente o mesmo desempenho, ampliando ligeiramente a vantagem sobre Raquel Lyra:
- 
João Campos (PSB): 53%
 - 
Raquel Lyra (PSD): 31%
 - 
Eduardo Moura (Novo): 4%
 - 
Ivan Moraes (PSOL): 1%
 - 
Nenhum/Branco/Nulo: 8%
 - 
Não sabe/Não opinou: 2%
 
Os números confirmam a liderança consolidada de João Campos e indicam dificuldades para a governadora Raquel Lyra reduzir a diferença. A pesquisa reforça também o baixo desempenho dos demais candidatos, que somados não chegam a 10% das intenções de voto.
A sondagem do Datafolha mostra um cenário favorável ao prefeito do Recife e sinaliza que, até o momento, a disputa estadual caminha para uma polarização entre PSB e PSD, com Campos em posição amplamente dominante.
.gif)


