O município de Chã Grande avançou consideravelmente no Índice de Compromisso com a Alfabetização, levantamento do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), que leva em consideração a situação das 184 cidades avaliadas. De acordo com o resultado, divulgado neste mês, o município mais que dobrou o seu índice na comparação com o ano anterior.
O resultado apresenta os dados do ano de 2024, quando Chã Grande obteve uma nota de 7,12 no índice estadual. Já no ano anterior, em 2023, a nota conquista pelo município foi 3, levando em consideração os eixos apresentados avaliados.
Para este ano, de acordo com o TCE-PE, foram adicionados os eixos de valorização de professores e busca ativa de alunos. Estes dois novos eixos se juntaram aos cinco já utilizados na avaliação de 2023: legislação, elaboração, formação, material e monitoramento.
A avaliação leva em consideração como anda o desempenho da alfabetização de crianças de 6 e 7 anos de idade, matriculadas no 1º e 2º anos do ensino fundamental. As notas variam entre zero a 10.
O atual vice-prefeito e secretário de Educação de Chã Grande desde 2017, Joel Gomes, comemora o resultado apresentado pelo TCE-PE com relação ao município. “Temos atuado incansavelmente por uma educação cada vez melhor em Chã Grande, e isso tem se refletido cada vez mais no avanço que temos conquistado. Esse índice é mais uma prova disso”, disse Joel.