Pelo andar da carruagem, tudo indica que as eleições de outubro serão polarizadas em apenas dois grupos políticos, o que remete a ideia de uma campanha bastante acirrada e dura. Foi só começar o ano 2024 que os ânimos afloraram para saber quem estará sendo apoiado por quem no pleito eleitoral vindouro.
Na verdade, desde o ano passado alguns nomes já foram colocados na 'praça' para sentir o nível de aceitação da população, mas naturalmente esses nomes já começaram a desidratar. Quando tudo indicava que teríamos uma campanha eleitoral com novos nomes, surge agora a possibilidade da volta de uma campanha centralizada entre situação e oposição.
De um lado já é certa a pré-candidatura a prefeito do atual vice Sandro Advogado (Avante), sucessor natural do gestor Diogo Alexandre (Avante). Não é mistério que o nome de Sandro já está sendo mencionado abertamente por quase todos do grupo da situação.
Mas essa candidatura precisará do apoio aberto e verbal do prefeito, o que até agora ainda não aconteceu. Há quem diga que Diogo, está sendo mais uma vez cauteloso e aguardando até março para fixar publicamente esse apoio, tendo já escolhido também o nome para vice nessa chapa. Porém, é algo mais que necessário, é essencial seu pronunciamento.
Do outro lado, o vereador e primo legítimo de Diogo, Jorge Luis (PR) também já se apresenta como pré-candidato a prefeito. No último mês, Jorge postou uma foto em suas redes sociais com os principais nomes da oposição, tais como o ex-prefeito Daniel Alves e outros já conhecidos das eleições de 2020.
Essa foto foi suficiente para mostrar que Jorge conseguiu centralizar a oposição no município em torno de sua pré-candidatura. Entre os bastidores já corre a notícia de que Jorge já conversa com outros nomes da situação para levar seu projeto até abril, quando registrará finalmente sua filiação em um partido que abrace sua ideia.
Assim, dificilmente vamos ter outro nome capaz de quebrar essa polarização entre esses dois grupos, repetindo as mesmas disputas eleitorais clássicas da história política de Chã Grande.