header ads

'Quando teremos o Dia da Consciência Branca, Amarela, Parda…?' polemiza a atriz Regina Duarte


 Um dia após a celebração do Dia da Consciência Negra, a atriz Regina Duarte usou as redes sociais para questionar a data e pediu um dia específico para pessoas brancas. A ex-secretária de Cultura do governo de Jair Bolsonaro usou as redes sociais para compartilhar um vídeo antigo do ator estadunidense Morgan Freeman, em que ele diz que “para se combater o racismo, é melhor não falar dele”.

Na legenda, Regina pediu um dia específico para os brancos, amarelos e pardos e ironizou as lutas enfrentadas pelos negros. A publicação foi feita na tarde do domingo, 21 de novembro, e apagada após críticas de internautas.

Ontem foi comemorado o Dia da Consciência Negra. Quando teremos o Dia da Consciência Branca, Amarela, Parda…? Quanto tempo vamos ainda nos vitimizar ao peso de anos, de séculos de dor, por culpas antepassadas?

O vídeo divulgado pela Regina Duarte do Morgan Freeman faz parte de uma entrevista concedida pelo ator a um programa de televisão em 2005. Na ocasião, o ator, que é um homem negro, afirmou que “para se combater o racismo, é melhor não falar dele”.

Freeman já reviu o posicionamento manifestado no vídeo e disse, publicamente, ter mudado o posicionamento. Mesmo assim, a gravação continua sendo compartilhada na internet como forma de minimizar a importância dos movimentos de igualdade racial.

Da redação do Portal com informações da Gazeta

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

header ads

PUBLICIDADE

header ads
header ads