header ads

ELEIÇÕES: MP Eleitoral pede cassação dos registros de Joaquim e Joselito por abuso de poder político


 MPPE - A Promotoria de Justiça da 30ª Zona Eleitoral de Gravatá, Agreste, ajuizou ontem, quinta-feira, 13, duas ações de investigação judicial eleitoral (AIJEs) em desfavor das coligações “A mudança continua” e “Frente Popular de Gravatá” por abuso de poder político e econômico.

Por meio das ações, o MP Eleitoral requereu que os candidatos a prefeito e vice-prefeito das duas chapas, Joaquim Neto (PSDB) e Joselito Gomes (PSB), respectivamente, sejam condenados à cassação do registro de candidatura e do diploma, caso uma das coligações vença a eleição municipal; e também requereu a aplicação da sanção de inelegibilidade por um período de oito anos.

Nas ações, a Promotoria de Justiça da 30ª Zona Eleitoral ressalta que as duas coligações descumpriram reiteradamente a Resolução nº372/2020 do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), que proíbe a realização de atos políticos que causem aglomeração de pessoas.

“Os candidatos abusam do poder político e econômico ao induzir na população um sentimento de normalidade, banalizando as normas sanitárias em plena pandemia para promover suas campanhas em detrimento da saúde da população”, apontou a promotora de Justiça Eleitoral Fernanda Henriques da Nóbrega.

Suspensão dos atos públicos — os representantes das coligações envolvidas na eleição para a Prefeitura e a Câmara de Vereadores de Gravatá se comprometeram a orientar candidatos, cabos eleitorais e apoiadores a não realizar mais atos de campanha que promovam aglomeração, como comícios, carreatas, motoratas e bicicletadas. O acordo foi firmado após reunião realizada hoje (14) com a participação do Ministério Público Eleitoral e da Justiça Eleitoral.

Todos os candidatos também se comprometeram a publicar nas redes sociais vídeos destinados à sua militância com o objetivo de desmobilizar atos públicos marcados para a noite de hoje.


Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

header ads

PUBLICIDADE

header ads
header ads