header ads

Parabéns Amaraji, 151 anos de fundação

Folha Imagens

A cidade de Amaraji na mata sul do estado, comemora nesta terça (23), 151 anos de fundação. Fato curioso o município comemorar aniversário de fundação ao invés de emancipação política. De acordo com alguns estudiosos do caso, não se sabe ao certo quem oficializou a comemoração, porém a data de aniversário remete a uma feira, realizada aos domingos, no Engenho Garra, a partir de 23 de julho de 1868.

De acordo com documentos, em 1889, a Lei Provincial nº 2137 de 9 de novembro, elevou o povoado à categoria de Vila, sendo chamada de Vila de São José da Boa Esperança, pertencente ao município de Escada. No ano seguinte, foi criado o município com a denominação de Amaracy, depois Amaragi e atualmente denominado Amaraji. A vila foi elevada à categoria de cidade pela Lei Estadual nº 991, de 1 de julho de 1909.

Atualmente o município é formado pelo distrito sede e pelo povoado de Demarcação. Situada na Zona da Mata Sul, rodeada de águas por todos os lados. Sua maior fonte de renda ainda é a Cana-de-açúcar, porém já desenvolve várias outras culturas, como o cultivo do chuchu, sendo considerada a maior produtora do estado.

A pequena cidade é distante da capital 96 km, tem segundo o senso atualizado do IBGE uma população aproximada de 22.600 habitantes.

Com informações do Amaraji Notícia

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

header ads

PUBLICIDADE

header ads
header ads