header ads

População receberá alerta de desastre natural pelo celular


O sistema de alerta de riscos de inundações, alagamentos, temporais e deslizamentos de terra será expandido para todo o País. A medida foi aprovada nesta semana pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as mensagens, via SMS, serão enviadas pelo Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres) e Defesa Civil dos estados e municípios.

O projeto teve início em alguns municípios de Santa Catarina e Paraná, que passaram por testes, mas está sendo expandido para os dois estados e também para São Paulo. Em seguida, o sistema será implantado no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

O terceiro grupo é formado por Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás; seguidos pela região do Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins. Logo após virão os estados da Bahia, Sergipe e Alagoas; e em seguida Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. O sétimo agrupamento inclui o Ceará, Piauí e Maranhão; e o oitavo Pará, Amapá e Acre. Por fim, o processo será implantado no Amazonas, Rondônia e Roraima.

Projeto piloto

Em fevereiro deste ano, o sistema foi implantado em 20 municípios de Santa Catarina, que reúnem mais de 500 mil habitantes. Em junho, outras cinco cidades do Paraná, com cerca de 100 mil moradores, passaram também a contar com o serviço.

O serviço de alerta de desastres naturais começou a ser utilizado no Japão desde 2007. Atualmente, mais de 20 países, entre eles o Canadá, Chile, Bélgica e Filipinas contam com serviços semelhantes.
Cadastro

Para receber a notificação, os usuários deverão confirmar o cadastro que será enviado com a seguinte mensagem da Defesa Civil: Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos.

Cadastro: para realizar o cadastro envie os CEPs de interesse para 40199;Consulta: para consultar os CEPs cadastrados envie a palavra CONSULTAR para o número 40199;Cancelamento: para cancelar o serviço envie CANCELAR e o CEP, sem espaços ou hífens, para 40199.

Ao fim do cadastro, o usuário receberá uma mensagem que vai informar que o celular está apto a receber alertas e recomendações de Defesa Civil. Com informações do Portal Brasil.

PortalPE10
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

header ads

PUBLICIDADE

header ads
header ads