header ads

Escolas municipais de Gravatá são contempladas com 33 lousas digitais

Visando ingressaro ensino público de Gravatá na Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), a Secretaria Municipal de Educação começou a entregar nas escolas da rede municipal, nesta sexta (18), lousas digitais – um equipamentos multimídia que permitem a interatividade entre os professores e estudantes. A primeira unidade contemplada foi a Escola Municipal Professor Aderbal Jurema, localizada no distrito de Mandacaru, na zona rural. O ato contou com a participação do interventor Mario Cavalcanti e da secretária de Educação, Maria Ângela Cavalcanti.

A instituição de ensino, que funciona em dois turnos e possui oito turmas distribuídas em Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 4º) e Anos Finais (do 5º ao 9º ano), foi a primeira de um total de 31 escolas municipais que serão beneficiadas com o equipamento.

Com a nova tecnologia, os professores poderão oferecer aulas interativas, proporcionando que os conteúdos educacionais fiquem mais interessantes. A Secretaria de Educação lembra que os próprios estudantes poderão utilizar um tipo de caneta especial que escreve e envia os comandos à tela projetada pelo computador.


“É com muita satisfação que entregamos esse equipamento que, em um curto espaço de tempo, vai contribuir para o avanço e o desempenho dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem. As escolas de Gravatá precisam melhorar e, por isso, estamos tentando oferecer as condições necessárias para que os alunos e professores possam avançar em seus resultados”, destacou o interventor durante a entrega.

De acordo com Maria Ângela Andrade, a aquisição dos equipamentos foi custeada com recursos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio do Programa de Ações Articuladas (PAR). “Quando chegamos, os equipamentos estavam armazenados. Porém, não poderia ser utilizado porque faltava a quitação dos mesmos. Realizamos o pagamento e fizemos a prestação de contas ao FNDE. Por isso, hoje, conseguimos iniciar as entregas das 33 lousas digitais”, explicou a secretária de Educação.

Para a diretora da escola, Lethy Alves, a chegada dos materiais contribuirão para um melhor desempenho do aprendizado do corpo discente. “É sempre muito bom contar com novos recursos para oferecer um ensino com mais qualidade às nossas crianças. Essa nova tecnologia vai estimular o aluno a querer participar mais da aula, justamente por causa da interatividade”, disse.

EQUIPAMENTO

Concebido e desenvolvido pelas universidades federais de Santa Catarina e de Pernambuco, a lousa facilita a interatividade. O equipamento, que possui um dispositivo leve e portátil, pode ser transportado pelos professores até as salas de aula. Interligado aos laboratórios ProInfo, o material é composto por teclado, mouse, portas USB, porta para rede wireless e rede PLC, unidade leitora de DVD e um projetor multimídia. O dispositivo permite apresentar conteúdos digitais armazenados no servidor da escola, além de um sistema operacional com código-fonte aberto. Ele pode ainda operar como uma lousa digital. Para isso, a superfície de projeção é transformado em um quadro interativo.

Mais Agreste
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

header ads

PUBLICIDADE

header ads
header ads